sábado, 7 de maio de 2011

Exercícios de Figuras de Linguagens

1-  Damos o nome de figuras de linguagem às formas linguísticas usadas para exprimir o pensamento de modo original e criativo, explorando o sentido conotativo de palavras e expressões. Identifique as figuras de linguagem que ocorrem nas frases abaixo:

a-Cortou o bolo em duas metades iguais.

b-“Minha vida é uma colcha de retalhos , todos da mesma cor.” (Mário Quintana)

c- “O esforço é grande e o homem é pequeno.” (Fernando Pessoa)

d-A igreja era grande e pobre. O altar, humilde.

e-O vereador municipal disse que as contas seriam pagas.

f-   Meu pensamento é um rio subterrâneo.

g-Meu pensamento é como um rio subterrâneo.

h-O jardim olhava as crianças sem dizer nada.

i-   Não tinha teto em que se abrigasse.

j-   Estava morrendo de sede depois de tanto esforço.

k-  Os jardins têm vida e morte.

l-   O pai da noiva ria um riso contagiante.

m-               Chega de blablabá!

n- Nem ele entende a nós, nem nós a ele.

o- O presidente faltou com a verdade na hora do discurso.

p- Nas horas de folga escutava Caetano Veloso.

q-“O vento beija meus cabelos / as ondas lambem minhas pernas.”(Lulu Santos)

r-  Bebeu uma xícara de café requentado.

s- “Meu cartão de crédito é uma navalha.” (Cazuza)

t-   “Não sou alegre nem sou triste: sou poeta.” (Cecília Meireles)

u-“Moça rica, bem tratada,três séculos de família, burra como uma porta:um amor”.(Mário de Andrade)

v- “O meu pai era paulista / meu avô pernambucano / O meu bisavô mineiro /Meu tataravô, baiano.” (Chico Buarque de Holanda).

x - Ler Machado de Assis é reconhecer um dos maiores nomes da nossa Literatura.

z- “A vida é um grande jogo, e o destino,um parceiro terrível...”(Érico Veríssimo)

    Gabarito

a-   Pleonasmo

b-   Metáfora

c-    Antítese

d-    Zeugma

e-   Pleonasmo

f-     Metáfora

g-   Comparação

h-   Prosopopeia

i-      Metonímia

j-      Elipse, Hipérbole

k-   Antítese

l-      Pleonasmo

m- Onomatopeia

n-Zeugma

o-Eufemismo

p-Metonímia

q-Prosopopeia – Personificação

r-Metonímia

s-Metáfora

t-Antítese – Elipse

u-Ironia - Comparação

            v-Zeugma

   x-Metonímia

           z- Zeugma, Metáfora


Nenhum comentário:

Postar um comentário